Alvenaria Estrutural

06/04/2015 00:00

A busca por economia, industrialização e racionalização na construção civil tem contribuído, ao longo dos últimos anos, para a difusão da alvenaria estrutural como processo construtivo de grande importância econômica e social, cuja utilização proporciona vantagens como rapidez na execução, maior prodronização de procedimentos e menor desperdício em obra quando comparado aos processos construtivos tradicionais.

A redução de custos devida, principalmente, à racionalização dos projetos e ao fato das paredes serem utilizadas com várias funções simultâneas, levou diversas empresas a adotarem o sistema construtivo em alvenaria estrutural, em busca de maior competitividade e qualidade. 

Alvenaria estrutural é o sistema construtivo de menor custo do mercado brasileiro. Enxuga em até 30% o valor final de uma edificação, com impacto ainda maior em construções verticalizadas. A proporção de ganhos varia especialmente conforme o perfil do projeto estrutural. Mas independente desse fator, o sistema exige menor emprego de materiais e mão−de−obra.

COORDENACAO DE PROJETOS

O processo construtivo em alvenaria estrutural deve ser concebido − sempre que possível − a partir da coordenação dos projetos. Este sistema aumenta a confiabilidade do processo, eleva a qualidade do projeto global e da construção, além de diminuir as incertezas nas atividades.

Resultados da coordenação

  • Integração dos participantes do projeto e a troca de informações durante as diversas etapas do empreendimento.
  • Controle das etapas de desenvolvimento do projeto com o objetivo de garantir obras de acordo com os custos, prazos e especificações técnicas previamente definidos.
  • Processos coordenados de forma a solucionar as interferências entre as partes do projeto elaboradas pelos distintos projetistas.
  • Coerência entre o produto projetado e o modo de produção, com especial atenção para a tecnologia do processo construtivo utilizado.
PROJETO ARQUITETÔNICO

O projeto arquitetônico define o partido geral dos edifícios executados no sistema de alvenaria estrutural e condiciona o desenvolvimento de todos os demais. É dele, portanto, que depende o sucesso do empreendimento. Caso o partido arquitetônico seja inadequado, será difícil obter compensações nos projetos complementares ou em intervenções na obra. 

Ao adotar esse sistema, projetista e construtor devem ter em mente a necessidade de conceber as soluções específicas para ele, o que inclui procedimentos de cálculo diferentes dos padrões para concreto armado. Também é preciso estar atento para que o projeto seja criado conforme as restrições que lhe são impostas pelos condicionantes dos demais projetos.

MODULAÇÃO

Coordenação modular é a técnica que permite relacionar as medidas de projeto com as medidas modulares por meio de um reticulado especial modular de referência. A modulação é a base do sistema de coordenação dimensional utilizado nos edifícios em alvenaria estrutural. Desde a elaboração dos primeiros traços, o arquiteto deverá trabalhar sobre uma malha modular com medidas baseadas no padrão do componente utilizado na alvenaria.

PROJETO HIDRÁULICO

A definição do projeto hidráulico exige interação da equipe de projetistas. Observar, sempre que possível, passagem das tubulações verticais pelos "shafts", em PROJETO ARQUITETÔNICO.

Quando o projeto arquitetônico permitir que se tenha uma única parede comum a todas as áreas molhadas, pode−se utilizar o recurso de ligá−las às prumadas dispostas externamente e justapostas à parede. Isso permite fechamento parcial ou total com outra parede e o painel removível. E também viabiliza o uso de kits pré−fabricados e dispensa remoção de acabamentos para inspecionar o resultado do processo.

PROJETO ELÉTRICO

A definição do projeto elétrico também exige interação dos projetistas. Os eletrodutos embutidos devem passar pelos blocos vazados. É importante ressaltar: no sistema estrutural as caixas de passagem, de tomadas e interruptores podem ser pré−instaladas em blocos cortados durante a execução da alvenaria.

PROJETO ESTRUTURAL

O desenvolvimento de projetos em alvenaria estrutural exige do projetista procedimentos radicalmente diferentes dos tomados nos cálculos de outros tipos de estruturas. Mais do que no sistema convencional, o projetista deve orientar o construtor quanto a aplicações e controles de qualidade que garantam a segurança e a integridade do prédio. Soluções baseadas em conhecimentos e procedimentos aplicáveis a concreto armado devem ser dispensadas. É preciso pensar em alvenaria estrutural.

Para finalizar este breve artigo, podemos dizer que este sistema estrutural oferece todo um mix de vantagens. Moderniza e reforça a capacidade competitiva da empresa e é uma das bases para os processos de construção industrializada que o Brasil precisa desenvolver.